Treinamento de Primeiros Socorros


Nossa escola sempre preocupada em atender TODAS as legislações, realizou nas últimas semanas a reciclagem do treinamento de primeiros socorros com a empresa Humani Kare, na responsabilidade da enfermeira Karen Rubia, graduada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Wenceslau Braz, Especialista em Auditoria do Serviços de saúde pela Universidade do Vale do Sapucaí, Mestranda em Ciências da Educação pela Unilogos. Atuou na assistência em Enfermagem Neonatal, Pediátrica e Adulta, Gestão de Unidades de Terapia Intensiva, Qualidade, Auditoria dos Serviços de saúde, Consultoria em gestão de qualidade hospitalar, Educação continuada e Docência em Enfermagem.


A legislação diz o seguinte:

"Professores e funcionários de escolas, públicas e privadas, de ensino infantil e básico deverão ser capacitados em primeiros-socorros. É o que determina a Lei 13.722, de 2018. A proposta, conhecida como Lei Lucas, tramitou com pedido de urgência.

O texto define que os cursos de primeiros socorros sejam ofertados anualmente, tanto para capacitação quanto para reciclagem dos profissionais já capacitados. O objetivo do treinamento é possibilitar que os professores consigam agir em situações emergenciais enquanto a assistência médica especializada não for proporcionada.

Os cursos de primeiros socorros serão ministrados por entidades municipais ou estaduais especializadas em práticas de auxílio imediato e emergencial à população, no caso dos estabelecimentos públicos; e por profissionais habilitados, no caso dos estabelecimentos privados. A certificação dos profissionais deverá ainda ser exposta em local visível nos locais de ensino e recreação.

O conteúdo dos treinamentos será direcionado de acordo com a faixa etária do público atendido. As instituições educacionais deverão dispor ainda de kits de primeiros socorros, conforme orientação das entidades especializadas em atendimento emergencial, como os corpos de bombeiros militares e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O descumprimento das normas ocasionará a aplicação de penalidades como notificação e multa. Na ocasião de reincidências, a multa será em dobro e poderá gerar até cassação do alvará de funcionamento ou autorização. Se a escola ou creche for pública, deverá haver a responsabilização patrimonial do agente público."

Fonte: Senado





Nosso treinamento foi realizado em dois dias: o primeiro com a parte teórica e o segundo dia com a parte prática.

Karen Rubia trouxe uma visão humanizada para antes de termos que utilizar os primeiros socorros, agir com prevenção! Nos ensinou a OBSERVAR os pequenos e todos os sinais para agir com exatidão, pois aprendemos que “TEMPO É VIDA!”


Nossa escola sempre atenta aos detalhes e saindo à frente!


Por Cibele Renó





© 2019 por Escola Pindorama

Criado por Estúdio Nave

(12) 3933-7275 / (12) 3308-7275

Email: secretaria@escolapindorama.com

Berçário 
Rua Draco, 94 - Jardim Satélite - SJC

Educação Infantil / Ensino Fundamental

Rua Porto Novo, 421 - Jardim Satélite - SJC