PERÍODO INTEGRAL

Muitas famílias modernas ainda veem a escola em tempo integral com um certo receio. No entanto, ela é muito mais do que uma solução para os pais que trabalham o dia inteiro, é também uma oportunidade de crescimento para seus filhos.

O ensino integral reorganiza espaço, conteúdo e rotina de aprendizagem de uma forma saudável, preparando as crianças para um futuro complexo e cheio de desafios, pois ali irá conviver em grupo e vivenciará diversas situações de afeto, mas também de conflitos, porém mediados.

Para você que ainda tem dúvidas, o que é uma escola em tempo integral?

Além do período normal de ensino, uma escola em tempo integral conta com uma carga horária extraclasse que contribui para o desenvolvimento intelectual e social do estudante, seja pré período pedagógico ou pós período pedagógico.

Nesse tipo de ensino, as crianças permanecem na escola por um período um pouco mais longo do que a carga horária regular. Esse tempo extra serve para desenvolver atividades extracurriculares e promover uma rotina saudável.

O ensino integral oferece diversos benefícios e ele é viável por dois motivos:

-O primeiro deles é atender à necessidade de uma educação plena e completa, muito além do ensino conteudista e tradicionalista do século passado.

- Em segundo lugar, do ponto de vista dos responsáveis, o ensino integral ajuda a fornecer uma educação de boa qualidade durante o período em que os pais trabalham, estando seguros e não ficando “na mão” pela falta de funcionários.

Quando vale a pena matricular crianças e adolescentes no ensino integral?

Não existe uma idade certa para matricular os filhos no ensino integral, aqui na Escola Pindorama, atendemos na unidade da Educação Infantil, de 1 à 5 anos e na unidade do Ensino Fundamental, de 6 à 10 anos.

Para saber se essa modalidade de ensino faz sentido e vale a pena para sua família, é preciso considerar alguns fatores:

• a quantidade de tempo livre e ocioso de crianças em casa;

• as rotinas monótonas e poucos produtivas;

• a necessidade de uma educação plena e socioemocional;

• a necessidade de estimular a autonomia dos estudantes — que, por vezes, acabam muito dependentes dos pais;

• socialização e convívio com outros pares de sua idade, mais velhos e mais novos.

Além disso, o ensino em tempo integral, ajuda mães, pais e responsáveis que trabalham e têm rotinas atribuladas.

De uma forma geral, o ensino integral contribui consideravelmente para a qualidade de vida dos pequenos.

Aqui na Escola Pindorama, além da rotina de cuidados diários, como alimentação e higiene, ainda contamos com:

- Projetos direcionados para as faixas etárias;

- Ballet;

- Capoeira;

- Momento de estudos e/ou execução de tarefas;

- Brincar;

- Motricidade e Movimento.