Dúvidas Frequentes

O que é a abordagem Pikler?

Embasada no cuidado com a saúde física e no respeito à individualidade da criança, a abordagem Pikler tem como princípio a relação entre mãe/educadora e bebê e o desenvolvimento por meio da autonomia e do brincar livre, geralmente aplicada durante os três primeiros anos de vida.

O que é Socioconstrutivismo

É entender a criança como dona do seu processo de aprendizagem, como sujeito do conhecimento. Compreender que o ser humano aprende em interação com o meio que o rodeia – informações, cultura, seus pares (no caso da escola, outras crianças) e seus parceiros mais experientes (os educadores), e que esta aprendizagem acontece por meio das diferentes linguagens: oral, escrita, artística, matemática, etc.

Essa visão implica em uma prática na qual a criança é vista como capaz de formular hipóteses próprias sobre variados assuntos e, assim, tem como ponto de partida os conhecimentos prévios de cada um, a fim de ampliar referências e colocar em jogo suas certezas e novas hipóteses que vão sendo construídas. As aulas são práticas e contextualizadas, de forma que todos compreendam a necessidade de aprender e participar das propostas. Sobretudo, o que é aprendido e vivenciado na escola faz sentido fora dela: aprendizagem escolar serve para a vida de hoje!

O que é a Escola da Inteligência?

A Escola da Inteligência é um programa educacional que objetiva desenvolver a educação socioemocional no ambiente escolar. Fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, elaborada pelo Dr. Augusto Cury, a metodologia promove, por meio da educação das emoções e da inteligência, a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, aprimoramento das relações interpessoais e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos.

Todos os envolvidos - professores, alunos e familiares – são beneficiados com mais qualidade de vida e bem-estar psíquico. Atualmente, o Programa atende diretamente mais de 200 mil alunos em escolas de todo Brasil.

O Programa Escola da Inteligência é aplicado em 1 hora/aula por semana, dentro da grade curricular, como uma nova disciplina ou dentro de uma disciplina já existente.

O que é DSOP?

É um Programa de Educação Financeira, desde o Ensino Infantil até o Ensino Fundamental. Professores, alunos e suas famílias recebem o conhecimento dos conteúdos de Educação Financeira de forma a desenvolver atitudes proativas e conscientes, que permitam às pessoas identificar um melhor posicionamento com relação aos seus recursos.

O Programa está embasados na Metodologia DSOP (Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar) e tem por principal objetivo levar o empoderamento financeiro a toda a comunidade escolar por meio da mudança de comportamento, envolvendo corpo docente, discente e famílias no desenvolvimento de atitudes conscientes rumo à sustentabilidade financeira para a realização de todos os seus sonhos.

O Programa DSOP é aplicado em 1 hora/aula por semana, dentro da grade curricular, como uma nova disciplina ou dentro de uma disciplina já existente.