Valores e Princípios
Nossa Equipe
Valores e Princípios
Trabalhamos para a construção de uma escola que seja espaço privilegiado para o pleno desenvolvimento das potencialidades das crianças e que, ao mesmo tempo, seja um ambiente que promova o crescimento pessoal de todos os adultos que dela fazem parte. Ademais, estamos certos de que temos na escola oportunidades diárias de exercício dos princípios da cidadania e da democracia.
Por isso, prezamos pelo respeito como valor máximo que deve ser diariamente vivenciado por todas as pessoas da comunidade escolar. Nosso entendimento do termo, no entanto, compreende exclusivamente ao significado encontrado nos seguintes itens do dicionário Michaelis “2. Profunda reverência ou consideração. 3. Consideração demonstrada por uma pessoa ou por alguma coisa.”, como segue:
Respeito à criança:
como um ser inteligente e capaz, ao mesmo tempo que dependente de cuidados com sua saúde e integridade física.
Respeito aos professores e equipe gestora:
como profissionais da educação e acima de tudo como seres humanos.
Respeito a todos os funcionários da escola:
independentemente da função que desempenham, são todos educadores.
Respeito aos responsáveis pelos alunos:
como parceiros na missão que abraçamos.
Respeito à diversidade:
física, social e de gênero.
Respeito às opiniões e sentimentos próprios e alheios:
a escola se constrói diariamente como um local seguro para que cada um possa expressar seus pensamentos e ser ouvido.
Respeito ao espaço físico da escola:
no zelo pela limpeza e conservação do que é de uso comum.
Respeito ao Planeta Terra:
no uso consciente dos recursos naturais, na busca constante pela redução do desperdício dos alimentos, na redução do lixo que produzimos, no contato amoroso com a natureza.
O nascimento da Escola Pindorama aconteceu no ano de 2006, quando os mantenedores Cibele Renó e Wyllian Renó assumiram sua primeira escola: um espaço bem pequeno, no bairro Jardim Satélite, com apenas 6 alunos, que funcionava em condições precárias em relação à infraestrutura e aporte financeiro das famílias.
Contando com o apoio de alguns poucos familiares dos mantenedores que se prontificaram a ajudar e muita vontade de fazer dar certo, ao final daquele primeiro ano a escola já contava com 34 alunos. A estrutura física foi aos poucos sendo revitalizada, sempre com muito capricho e simplicidade. O quadro de funcionários também aumentou gradativamente, com a chegada de pessoas que tinham muito amor e força de vontade para formar uma nova equipe.
O apoio das famílias é, sem dúvida, uma marca da instituição. A cozinha da escola foi comandada, desde seu primeiro dia de funcionamento até 2016, pela senhora Maria Clarice Rodrigues, mãe de Cibele Renó, lembrada com muito carinho até hoje pelos corredores da escola pela sua dedicação e preocupação com a alimentação dos alunos.
O nome Pindorama, assim como a logomarca da escola, foram as contribuições do senhor Luiz Carlos de Sousa, pai de Cibele, que até hoje se dedica diariamente na recepção dos alunos da unidade da Educação Infantil.
Seis anos após, inauguramos o Berçário para assim atender os irmãos dos alunos já existentes na Educação Infantil. Nossa expectativa era iniciar com poucos alunos, mas já no primeiro semestre superamos essa meta. O trabalho realizado com muito afeto agradou à comunidade e essa unidade foi criando forma e nome de prestígio.
Doze anos depois inauguramos com muito entusiasmo a terceira unidade: uma etapa construída com empenho, profissionalismo e profundo respeito pelas crianças que passam pela escola. O ensino fundamental dará continuidade ao trabalho de excelência com alunos e suas famílias, que tanto solicitaram essa continuidade.