Que tal mudar a pergunta de “como foi o seu dia na escola hoje?”



Muitas vezes as famílias se frustram por perguntar aos seus filhos “como foi na escola hoje?” E a criança responder: “legal!”

Os pais e/ou responsáveis sempre querem saber mais, porém nem sempre a resposta vem... Que tal experimentar mudar a pergunta? Aí vão algumas dicas que com certeza mudará de uma vez por todas essas respostas!


1 – O que fez você sorrir hoje? 2- Você pode me dizer um exemplo de bondade que você viu / mostrou? 3- Havia um exemplo de maldade? Como você respondeu? 4- Todos têm um amigo no recreio? 5- Qual foi o livro sobre o que seu professor leu? 6- Qual é a palavra da semana? 7- Alguém fez algo bobo para fazer você rir? 8- Alguém chorou? 9- O que você fez foi criativo? 10- Qual é o jogo mais popular no recreio? 11- Qual foi a melhor coisa que aconteceu hoje? 12- Você ajudou alguém hoje?

13- Você disse “obrigado” a alguém? 14- Com quem você se sentou no almoço? 15- O que fez você rir? 16- Você aprendeu algo que você não entendeu? 17- Quem te inspirou hoje?

18- Você conheceu alguém novo na escola hoje? 19- Qual foi a sua parte menos favorita do dia? 20- Alguém em sua classe foi embora hoje? 21- Você se sentiu inseguro? 22- O que você ouviu que te surpreendeu? 23- O que você viu que te fez pensar? 24- Com quem você brincou hoje? 25- Diga-me algo que você sabe hoje que você não sabia ontem. 26- O que te desafiou? 27- Alguém te ajudou nas atividades hoje? E quem você ajudou? 28- Você gostou do seu almoço? 29- Avalie seu dia em uma escala de 1-10. 30- Alguém teve problemas hoje? 31- Você ficou bravo hoje? Por quê? 32- Quais as perguntas que você perguntou na escola hoje? 33- Conte-nos as duas principais coisas do dia de hoje (antes que possa sair da mesa de jantar!). 34- Pelo que você está ansioso para amanhã? 35- O que você está lendo? 36- Qual foi a regra mais difícil de seguir hoje? 37- Ensine-me algo que não conheço. 38- Se você pudesse mudar uma coisa sobre o seu dia, qual seria? 39- (Para crianças mais velhas): Você se sente preparado para o seu teste de história? “Ou” Existe alguma coisa em sua opinião sobre a qual você gostaria de falar? “(Na minha opinião, a chave não é apenas a forma como uma questão é redigida, mas como pode ser respondida de forma solidária.) 40- Com quem você compartilhou seus lanches no almoço? 41- O que fez o seu professor sorrir? O que a fez franzir a testa? 42- Com que tipo de pessoa você acha que estava hoje? 43- O que fez você se sentir feliz? 44- O que o fez sentir orgulhoso? 45- O que fez você se sentir amado? 46- Você aprendeu novas palavras hoje? 47- O que você espera fazer quando acabar suas aulas desse ano? 48- Se você pudesse trocar de assento com qualquer pessoa na classe, quem seria? E por quê? 49- Qual é a sua parte menos favorita da escola? E a favorita? 50- Se você trocasse de lugar com seu professor amanhã, o que você ensinaria na aula?


Lembre-se de fazer algumas perguntas por dia para que essa dinâmica se torne cada vez mais prazerosa e divertida.

É preciso estreitar os laços com nossos filhos cada dia mais e o diálogo é o melhor caminho!


Tradução e livre adptação de J.K.Rodrigues, da Equipe Pazes.

Complementação Cibele Renó – Escola Pindorama

© 2019 por Escola Pindorama

Criado por Estúdio Nave

(12) 3308- 7275 / (12) 3933-2757

Email: secretaria@escolapindorama.com

Berçário 
Rua Draco, 94 - Jardim Satélite - SJC

Educação Infantil / Ensino Fundamental

Rua Porto Novo, 421 - Jardim Satélite - SJC