Período Integral, avós ou babá?

Preciso trabalhar...E agora? Criança em período integral, avós, parentes ou babá? Qual a melhor solução?

Hoje essa é a grande dúvida das famílias, pois o mundo mudou, o mercado de trabalho mudou, as famílias mudaram... E as crianças?

O texto de hoje vem trazer os benefícios do período integral na vida dos pequenos.

No Brasil isso ainda é uma exceção, em países como a Finlândia, Coreia do Sul, Irlanda e Chile é comum os estudantes passarem o dia todo na escola. Nesses países, eles ficam em média 9 horas por dia no ambiente de estudo, enquanto no Brasil a maioria não fica nem 5 horas na escola.

Aos poucos, isso está mudando. Recentemente, o número de matrículas no período integral na rede pública do Estado de São Paulo aumentou 77%, segundo o Censo Escolar da Educação Básica, do Ministério da Educação. O período integral também é uma grande ajuda para os pais que, cada vez mais, trabalham o dia todo e têm dado preferência a esse serviço.

O período integral propicia ao aluno uma vivência diversificada e uma formação além da sala de aula. Há indícios também de que os alunos em período integral melhoram o rendimento escolar, pois contam com orientação especializada durante todo o dia, e que a convivência familiar também ganha em qualidade. Isso porque o tempo em casa passa a ser um tempo só da família e não de levar a aulas extracurriculares, por exemplo.

O brincar dentro do ensino integral é entendido como uma potência, uma ferramenta para o aprendizado. Na Escola Pindorama procuramos valorizar o tempo livre e o brincar!

Nosso principal objetivo é promover o bem-estar e ampliar o repertório cultural, para isso oferecemos no contra turno, atividades essenciais para alcançar esses objetivos, como:

- Oficina Sensações da Natureza

- Aula de Ballet

- Aula de Capoeira

- Oficina de Arte

- Educação Física

E essa não é somente nossa opinião de que o Período Integral é uma excelente escolha, há uma pesquisa recente da Revista Educar para Crescer, da Abril que elenca 10 vantagens desse seguimento de educação. Confira:

1. Melhora o rendimento do aluno 2. Libera os pais para o trabalho 3. Supre as necessidades de praticar esportes 4. Proporciona melhor aproveitamento do tempo ocioso 5. Afasta o risco social 6. Possibilita a orientação dos estudos e das tarefas 7. Oferece orientação nutricional 8. Melhora a convivência familiar 9. Supre as necessidades de lazer, cultura e acesso à tecnologia 10. Desenvolve hábitos de higiene

E você, ainda tem dúvidas da melhor escolha? Converse com a gente!