Encontro de Pais – Escola da Inteligência


A Escola da Inteligência é nossa parceira há 3 anos e nos dá direção no trabalho desenvolvido com as habilidades socioemocionais.


Além do trabalho realizado com os alunos, há momentos de reflexão e orientação com a equipe pedagógica e encontros periódicos com as famílias dos alunos.


Esses encontros têm como objetivo:


- Promover a construção de relações saudáveis entre os integrantes da família, levando-os a compreender que cada indivíduo, dentro de um mesmo contexto familiar, tem papel, história, anseios, sonhos e necessidades individuais.


- Promover um projeto familiar em que todos possam compartilhar objetivos em comum, sem desconsiderar objetivos individuais, de modo a tornar possível aos membros das famílias encarar os obstáculos e as dificuldades da vida em conjunto e a fazer desses momentos uma oportunidade de crescimento individual e coletivo.


- Contribuir para o desenvolvimento de ferramentas psíquicas para o enfrentamento dos desafios cotidianos, auxiliando cada integrante da família na consolidação de um Eu forte, capaz de enfrentar as armadilhas da vida e da mente, tornando-o mais inteligente e emocionalmente saudável.


- Estimular e promover as funções nobres da inteligência, tais como, pensar antes de agir e reagir, colocar-se no lugar do outro, trabalhar perdas e frustrações, proteger a emoção, contemplar o belo, desenvolver a criatividade, a autoestima, a consciência crítica, a resiliência e o altruísmo, o raciocínio complexo e multifocal.


- Abrir um canal de diálogo entre as diferentes famílias, para que possam trocar informações, experiências e somar forças no desafio de educar seus filhos, junto à Escola da Inteligência e a Escola Pindorama.


- Aproximar a família da escola para o estabelecimento de uma importante relação em que a família reconhece seu papel e participa da proposta de trabalho da instituição de ensino, cultivando, assim, uma parceria em prol do desenvolvimento pleno dos alunos.

- Promover reflexão sobre o significado das emoções e o papel que elas cumprem em nossa vida, na vida de nossos familiares e da sociedade como um todo, para que possamos aprender a geri-las e a crescer em conjunto.


Neste ano já tivemos 2 encontros com temas pertinentes à educação dos pequenos.

A Escola da Inteligência encaminha um consultor para realizar essas ações na escola.

O primeiro encontro foi com a consultora Isadora Borges e foi abordado o tema: “Minha família e eu”, nele foi explorado:

- Minha família e eu;

- Conectando relações;

- Vencendo a armadilha da exteriorização existencial com o código do Eu gestor da Emoção.

Teve um desafio para casa da troca de papéis!

O segundo encontro foi com o consultor Rodrigo Silva e foi abordado o tema: “Família e educação dos filhos”, nele foi explorado:

- Tornar-se mãe, tornar-se pai, tornar-se família;

- A importância do autoconhecimento na educação dos filhos;

- Uma armadilha da mente chamada culpa.

O desafio para casa foi do amigo secreto!

Ainda teremos dois encontros para tratar da Família e a Escola e a Família e a Sociedade. Estamos ansiosos!!!


Por Cibele Renó

© 2019 por Escola Pindorama

Criado por Estúdio Nave

(12) 3308- 7275 / (12) 3933-2757

Email: secretaria@escolapindorama.com

Berçário 
Rua Draco, 94 - Jardim Satélite - SJC

Educação Infantil / Ensino Fundamental

Rua Porto Novo, 421 - Jardim Satélite - SJC