Educar para a vida: Das perguntas difíceis à prevenção do abuso sexual na infância

Nós, da Escola Pindorama, temos um compromisso muito sério com nossos alunos de nos atualizarmos sempre! Mas, sabemos que oferecer uma educação de excelência implica em muitas frentes: a atualização e formação constante dos profissionais, mas também a formação das famílias para que falemos "A mesma língua" ou que nos aproximemos o máximo possível.

Pensando nisso, temos um compromisso com as famílias da escola proporcionando encontros periódicos além das reuniões de pais bimestrais. Intercalamos à essas reuniões "Encontros Em Familia" para tratar da saúde emocional das famílias, são 4 no ano em parceria com a equipe do Dr. Augusto Cury. Temos também Formação em Educação Financeira em parceria com a equipe do Reinaldo Domingos. Formação de nossas práticas pedagógicas com nossa equipe gestora e neste ano ampliamos mais 4 palestras com convidados especiais: Cinthia Andrade, Eduardo Shinyashiki, Lilian Macri e Leila Oliveira.

Ampliamos esses encontros para toda a comunidade, pois acreditamos que precisamos contribuir com formação de qualidade para as famílias. Essa é nossa missão!

O tema que a Lilian tratou com nossos pais e convidados é de extrema importância, pois queremos derrubar pré-conceitos, crenças e tabus em relação à educação sexual nas famílias e na escola.

Tivemos 70 pessoas presentes entre nossos educadores, pais e convidados no hotel Maruá no último dia 27/08.

Segundo Lilian Macri, fazemos educação em sexualidade o tempo todo com nossos filhos, apenas não sabemos disso. O modo como nos relacionamos, como respeitamos o outro e a nós mesmos, como lidamos com sensações, sentimentos e nossos corpos são lições valiosas que vamos passando para as crianças sem percebermos. Você já parou para pensar em quais lições está dando para os seus filhos e que cidadão está formando? Será que esta ajudando-os a construir um presente e um futuro sadios?

Essas foram algumas indagações do bate-papo que tivemos.

A educação em sexualidade, feita de forma séria e responsável, ensina limites e respeito às crianças, e deve ter a participação da escola. Mas é fundamental que a família também entenda a sua parcela de responsabilidade, pois esse aprendizado começa em casa, com pais e cuidadores preparados para isso!

E como muitas coisas na vida, precisamos aprender a ajudar nossos filhos nessa tarefa, orientando-os em questões sobre gênero e relações sexuais, até a prevenção de abuso sexual infantil e do adolescente.

O propósito da palestra foi tornar mais leve assuntos que, a princípio parecem tão pesados e distantes, mas que são fundamentais para os nossos pequenos crescerem mais fortes, mais complexos e mais felizes!

Educação em sexualidade responsável é um ato de amor!

Para saber mais, temos à venda na secretaria da escola (R$ 35,00) o livro da Lilian Macri: “Mamãe, o que é sexo?”

Uma leitura simples e leve para entender e explicar o assunto aos filhos.

Por Cibele Renó