top of page

A importância da Atividade Física na Infância.



A criança faz uso de uma linguagem corporal muito antes de qualquer outro tipo de comunicação. Apropriar-se desta via de aprendizagem, que é o seu corpo em movimento pode facilitar esse processo.

“Deverá dar a criança, através de vivências múltiplas a oportunidade de tomar consciência do próprio corpo, ajudando a constituir sua imagem corporal” Castro & Cunha (1986). O esquema corporal é considerado como elemento básico e indispensável para a formação da personalidade de qualquer criança. A educação física trabalha com os movimentos mais

amplos do ser humano, estimulando o a compreender seu corpo e levando a obter a autoconfiança necessária à sua autonomia. Conhecer seu esquema corporal é ter consciência do próprio corpo, das partes que o compõem, das suas possibilidades de movimentos, posturas e atitudes.

Por meio de atividades físicas direcionadas, é possível aprimorar e melhorar os movimentos adquirindo maior controle sobre o próprio corpo, desenvolvendo assim novas formas de ação, conhecimento e a interação consigo mesmo. No campo das funções mentais visa também o estímulo ao desenvolvimento da atenção, imaginação, a memória, o raciocínio e ainda a aquisição de hábitos ou virtudes morais como lealdade, bondade, espírito de cooperação, resolução de problemas e senso social. Dessa forma incentivam à curiosidade estimulando a criança à procura de novas descobertas, onde ela interage, buscando soluções para problemas apresentados, descobrindo novos caminhos, se desenvolvendo como ser social, colaborando assim para um crescimento sadio encontrando o equilíbrio em situações cotidianas.

Na fase dos movimentos fundamentais, que abrange dos dois aos sete anos de idade, as crianças experimentam e exploram ativamente os movimentos do seu corpo com atividades motoras, envolvendo a percepção com estímulos: visuais, auditivos, táteis e cinestésicos. Elas exploram diferentes formas de movimento, desenvolvendo as habilidades básicas ou os padrões fundamentais de movimentos tais como: andar, correr, saltar, arremessar, receber,

quicar, chutar, etc.

Por isso a educação física na educação infantil tem um papel fundamental nessa etapa escolar, devido à possibilidade de proporcionar às crianças uma diversidade de experiências por meio de situações em que elas possam inventar e descobrir movimentos novos, perceber a finalidade do movimento e suas ações, fazendo com que a criança experimente esses

movimentos com intuito de serem aprimorados a cada nova vivência.


Referência bibliográfica:


CASTRO, Nylse Helena Silva e Cunha, Yaci M. Correa. Psicomotricidade e Materiais didáticos. Editora Cortez. São Paulo 1986.

GALLAHUE, David e Ozmun, John, Goodway, Jackie. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. Ed. AMGH, 2013.

MIRANDA, Nicanor. 200 jogos infantis. Belo Horizonte, ed. Itatiaia, 1993.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page