O que é ter uma perspectiva socioconstrutivista?

Atualizado: 5 de abr. de 2019

É entender a criança como dona do seu processo de aprendizagem, como sujeito do conhecimento. Compreender que o ser humano aprende em interação com o meio que o rodeia – informações, cultura, seus pares (no caso da escola, outras crianças) e seus parceiros mais experientes (os educadores), e que esta aprendizagem acontece por meio das diferentes linguagens: oral, escrita, artística, matemática, etc.

Essa visão implica em uma prática na qual a criança é vista como capaz de formular hipóteses próprias sobre variados assuntos e, assim, tem como ponto de partida os conhecimentos prévios de cada um, a fim de ampliar referências e colocar em jogo suas certezas e novas hipóteses que vão sendo construídas. As aulas são práticas e contextualizadas, de forma que todos compreendam a necessidade de aprender e participar das propostas. Sobretudo, o que é aprendido e vivenciado na escola faz sentido fora dela: aprendizagem escolar serve para a vida de hoje!