EDUCAÇÃO INFANTIL

DD.png

Unidade I
Educação Infantil, com atendimento de crianças de 2 a 5 anos;

“Saber que o conhecimento é provisório, que os erros não se ‘fixam’ e que tudo o que se aprende é objeto de sucessivas reorganizações permite aceitar, com maior serenidade, a impossibilidade de controlar tudo.” (Délia Lerner)

Compreendemos que as crianças passam por graus diferentes de socialização, à medida que vão desenvolvendo sua linguagem e seus esquemas mentais. E que, ao mesmo tempo, a autonomia vai também se desenvolvendo gradativamente. Nosso papel na escola é conhecer profundamente cada etapa deste processo de desenvolvimento e mediar a aprendizagem das crianças, para que estes processos ocorram de maneira significativa e prazerosa.

Constituem os objetivos da Educação Infantil, que os alunos desenvolvam:

1. suas potencialidades, tendo em vista a aquisição e o aprimoramento de habilidades e competências nos diversos eixos de conhecimento;

2. atitude curiosa e observadora perante o ambiente natural e social, a tecnologia, as artes e os valores em que se fundamenta a sociedade;

3. o fortalecimento de sua identidade cultural e a formação de atitudes e valores baseados nos princípios de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social;

4. a aquisição progressiva da oralidade, da leitura, da escrita e do raciocínio lógico.