Valores e Princípios
Nossa Equipe
Valores e Princípios
Trabalhamos para a construção de uma escola que seja espaço privilegiado para o pleno desenvolvimento das potencialidades das crianças e que, ao mesmo tempo, seja um ambiente que promova o crescimento pessoal de todos os adultos que dela fazem parte. Ademais, estamos certos de que temos na escola oportunidades diárias de exercício dos princípios da cidadania e da democracia.
Por isso, prezamos pelo respeito como valor máximo que deve ser diariamente vivenciado por todas as pessoas da comunidade escolar. Nosso entendimento do termo, no entanto, compreende exclusivamente ao significado encontrado nos seguintes itens do dicionário Michaelis “2. Profunda reverência ou consideração. 3. Consideração demonstrada por uma pessoa ou por alguma coisa.”, como segue:
Respeito à criança:
como um ser inteligente e capaz, ao mesmo tempo que dependente de cuidados com sua saúde e integridade física.
Respeito aos professores e equipe gestora:
como profissionais da educação e acima de tudo como seres humanos.
Respeito a todos os funcionários da escola:
independentemente da função que desempenham, são todos educadores.
Respeito aos responsáveis pelos alunos:
como parceiros na missão que abraçamos.
Respeito à diversidade:
física, social e de gênero.
Respeito às opiniões e sentimentos próprios e alheios:
a escola se constrói diariamente como um local seguro para que cada um possa expressar seus pensamentos e ser ouvido.
Respeito ao espaço físico da escola:
no zelo pela limpeza e conservação do que é de uso comum.
Respeito ao Planeta Terra:
no uso consciente dos recursos naturais, na busca constante pela redução do desperdício dos alimentos, na redução do lixo que produzimos, no contato amoroso com a natureza.
MATERNAL
Do Maternal até o início da Educação Infantil, o trabalho é norteado pela abordagem Pikleriana, criada por Emmi Pikler.
O carinho e o cuidado atento nos primeiros anos de vida são responsáveis por estabelecer a segurança que vai construir as bases de autonomia da criança até a vida adulta.
O cuidado amoroso, com o qual se cria uma relação de confiança e interação com o bebê, traz benefícios ao desenvolvimento da criança. E é exatamente este um dos princípios básicos da abordagem desenvolvida por Emmi Pikler, uma pediatra húngara que criou um novo paradigma sobre os cuidados com a primeira infância.
Nascida em 1902 e falecida em 1984, Pikler deixou como legado educacional uma maneira sensível e ética de cuidar de crianças – principalmente as de zero a três anos – de forma coletiva, ou seja, em creche, escola, maternidade ou abrigo, por exemplo.
O trabalho de Pikler tem foco no desenvolvimento neuropsicomotor da criança a partir do movimento livre e, sua abordagem, possibilita que o cuidador entenda a criança e estabeleça um vínculo com ela.
“Hoje, a abordagem Pikler está longe de ser um método ou uma técnica. É uma concepção e uma postura ética do cuidar.” (Emmi Pikler)
Constituem os objetivos do Maternal, que os alunos desenvolvam:
I. vínculo entre bebê e educadora, através dos cuidados diários: troca, alimentação e sono;
II. movimentos em liberdade, para que o desenvolvimento motor se produza de modo espontâneo, mediante a atividade autônoma, em função da maturidade orgânica e nervosa;
III. brincar livremente, pois proporciona o desenvolvimento motor, cognitivo e a autonomia. Como afirma Piaget, a assimilação sensório-motora conduz a uma certa lógica que organiza o mundo real, estruturando categorias de ações que embasam as futuras operações do pensamento.