BERÇÁRIO
Do berçário até o início da Educação Infantil, o trabalho é norteado pela abordagem Pikleriana, criada por Emmi Pikler.
O carinho e o cuidado atento nos primeiros anos de vida são responsáveis por estabelecer a segurança que vai construir as bases de autonomia da criança até a vida adulta.
O cuidado amoroso, com o qual se cria uma relação de confiança e interação com o bebê, traz benefícios ao desenvolvimento da criança. E é exatamente este um dos princípios básicos da abordagem desenvolvida por Emmi Pikler, uma pediatra húngara que criou um novo paradigma sobre os cuidados com a primeira infância.
Nascida em 1902 e falecida em 1984, Pikler deixou como legado educacional uma maneira sensível e ética de cuidar de crianças – principalmente as de zero a três anos – de forma coletiva, ou seja, em creche, escola, maternidade ou abrigo, por exemplo.
O trabalho de Pikler tem foco no desenvolvimento neuropsicomotor da criança a partir do movimento livre e, sua abordagem, possibilita que o cuidador entenda a criança e estabeleça um vínculo com ela.
“Hoje, a abordagem Pikler está longe de ser um método ou uma técnica. É uma concepção e uma postura ética do cuidar.” (Emmi Pikler)
Constituem os objetivos do Berçário, que os alunos desenvolvam:
I. vínculo entre bebê e educadora, através dos cuidados diários: banho, troca, alimentação e sono;
II. movimentos em liberdade, para que o desenvolvimento motor se produza de modo espontâneo, mediante a atividade autônoma, em função da maturidade orgânica e nervosa;
III. brincar livremente, pois proporciona o desenvolvimento motor, cognitivo e a autonomia. Como afirma Piaget, a assimilação sensório-motora conduz a uma certa lógica que organiza o mundo real, estruturando categorias de ações que embasam as futuras operações do pensamento.