Proposta Pedagógica

” Saber que o conhecimento é provisório,  que os erros não se 'fixam' e que tudo o que se aprende é objeto de sucessivas 
reorganizações permite aceitar, com maior serenidade, a impossibilidade de controlar tudo.”  (Délia Lerner)

 

Do berçário até o início da Educação Infantil, o trabalho é norteado pela abordagem Pikleriana, criada por Emmi Pikler.  O carinho e o cuidado atento nos primeiros anos de vida são responsáveis por estabelecer a segurança que vai construir as bases de autonomia da criança até a vida adulta.  

O cuidado amoroso, com o qual se cria uma relação de confiança e interação com o bebê, traz benefícios ao desenvolvimento da criança.  O trabalho de Pikler tem foco no desenvolvimento neuropsicomotor da criança a partir do movimento livre e, sua abordagem, possibilita que o cuidador entenda a criança e estabeleça um vínculo com ela.

Tendo em vista os valores que prezamos e a realidade que almejamos, nossa proposta pedagógica é orientada pela concepção de ensino e aprendizagem socioconstrutivista, ou seja, Jean Piaget e Lev Vygotsky são os maiores referenciais teóricos. Também por isso, as pesquisas de Lino de Macedo e Yves de la Taille constituem-se material bibliográfico frequentemente consultado. 

O conceito de construtivismo, advindo da teoria psicogenética de Piaget, desloca o papel central do professor para o aluno. Isso porque a teoria psicogenética nos mostrou a maneira como os seres humanos aprendem e, a partir desta compreensão, é possível repensar nossa prática pedagógica tendo em vista um sujeito aprendiz que é capaz de formular hipóteses, refletir sobre o mundo que o rodeia e produzir conhecimentos.  

© 2019 por Escola Pindorama

Criado por Estúdio Nave

(12) 3308- 7275 / (12) 3933-2757

Email: secretaria@escolapindorama.com

Berçário 
Rua Draco, 94 - Jardim Satélite - SJC

Educação Infantil / Ensino Fundamental

Rua Porto Novo, 421 - Jardim Satélite - SJC