O Psicopedagogo é o profissional indicado para assessorar e esclarecer a escola a respeito de diversos aspectos do processo de ensino-aprendizagem e tem uma atuação preventiva. Na escola, o psicopedagogo poderá contribuir no esclarecimento de dificuldades de aprendizagem que não têm como causa apenas deficiências do aluno, mas que são consequências de problemas escolares. Seu papel é analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervêm ou prejudicam uma boa aprendizagem em uma instituição. Propõe e auxilia no desenvolvimento de projetos favoráveis às mudanças educacionais, visando evitar processos que conduzam às dificuldades da construção do conhecimento.
A prática do psicólogo na escola é reconhecida como um modo de atuação do psicólogo enquanto profissional, tendo como fins para o cumprimento de seus objetivos, um olhar diferenciado para o aluno, a família, a instituição e a sociedade.
O trabalho do psicólogo escolar deve ser apoiado em suportes psicológicos a partir de uma articulação com as vertentes educacionais, para que assim, atue no sentido de promover a disseminação de um processo educativo pautado no compromisso social.

Cibele Rodrigues de Sousa Renó

Pedagoga / Psicopedagoga

Vanessa Barroso Perucchi – CRP 81182

Psicóloga / Psicopedagoga / Psicanálise pela Faculdade Federal de Buenos Aires / Socioterapia