Infância, adolescência, fase adulta, velhice… Usamos esses termos no senso comum para definirmos os estágios de desenvolvimento humano. Cada fase ou estágio possui características próprias, durante os quais um indivíduo vê o mundo, age e interage com as pessoas e o ambiente de forma diferente.
Uma vez que o aluno está inserido no contexto escolar e que sua ansiedade e insegurança são inerentes a esse processo de mudança, é de total responsabilidade da escola, juntamente com a família, desenvolver estratégias que permitam que essas transições aconteçam de forma mais tranquila.
Sabendo desse grande desafio, A Escola Pindorama preparou planos de aulas para cada momento de transição do período escolar, sendo do berçário para educação infantil e da educação infantil para o ensino fundamental. Essa iniciativa visa diminuir a ansiedade e insegurança natural dos alunos nessa transição e prepará-los para o grande desafio da mudança, aproximando, por meio de situações concretas e vivenciais suas fantasias da realidade.

O cronograma desse projeto acontece no segundo semestre:

 

Tema a ser abordado Responsável Quando
1-      Desmitificando o 1º ano Psicóloga Agosto
2-      Reunião Pedagógica Professoras, coordenação e direção Agosto
3-      Reunião para Pais Direção Setembro
4-      Ampliando o ambiente Professoras Setembro
5-      Conhecendo o 1º ano Alunos e Professoras Outubro
6-      Palestra para pais Escolas Parceiras Outubro
7-      Oficializando a transição Coordenação e Professoras Novembro
8-      Formatura Todos!!! Dezembro