Unidade 2: Berçário | Rua Draco, 94
Jd. Satélite – São José dos Campos

E-mail de contato: bercario@escolapindorama.com

A Abordagem Pikler que escolhemos e acreditamos para trabalhar com esta faixa etária tem como foco essencial os cuidados especializados e a liberdade para o bebê desenvolver as suas atividades. Em primeiro lugar o bebê deve receber uma especial atenção do educador principalmente nos momentos quando mais precisa de ajuda, como na higienização de seu corpo e na sua alimentação. Em segundo lugar o educador deve permitir que o bebê tenha liberdade nos seus movimentos e posturas e na participação das atividades propostas.

Detalhamento

A exemplo do que mencionamos, o bebê nunca é colocado em uma posição que não conhece, como, por exemplo, a de sentar, de ficar em pé ou de andar antes de estar maduro para tal. Para isso temos uma estrutura física adequada a nossa proposta: o piso onde os bebês transitam é uniforme, onde encontram melhor estabilidade para se deslocar e desenvolver suas posturas. Não usamos pisos acolchoados, ou bebês conforto, pois trazem prejuízos posturais a longo prazo e impedem a liberdade do bebê para tomar suas iniciativas. Faz parte desta proposta o desenvolvimento da forma adequada de se relacionar com criança, como, por exemplo, a de falar com ela, a de tocá-la, a de pegá-la no colo. Também fazemos uso de materiais apropriados para o desenvolvimento da criança que a ajudam a desenvolver o que ela precisa em cada idade.

Benefícios

A criança fica mais resistente a doenças e a acidentes, pois tem ótima postura, equilíbrio e noção espacial.
Fica mais segura, mais tranquila, desenvolve uma boa relação com os pais, professores, colegas e amigos.
Desenvolve o que chamamos de sentimento de competência, pois se sente capaz de fazer as coisas por ela mesma, sente autoconfiança, desenvolve inteligência e capacidade de aprender.
Adapta-se ao berçário de forma mais tranquila, o que gera tranquilidade para os seus pais, uma vez que esse modo de trabalhar facilita os vínculos.

NOSSA ESTRUTURA

• Sala de trocas e banhos: Local projetado especialmente para atender as crianças com segurança.

• Implementos Montessorianos: equipamentos projetados exclusivamente para desenvolver as habilidades da criança, por meio da exploração do ambiente e das próprias habilidades, com total segurança e conforto.

• Refeitório: Espaço preparado para a alimentação dos bebês.

• Lactário: Onde se preparam os alimentos que serão oferecidos para bebês de 0 a 1 ano.

• Solarium: Pátio com área de sol e lazer para os bebês.

• Sanitários: Preparados para atender crianças na fase de retirada de fralda.

• Espaço Sensorial: Espaço para desenvolver as habilidades sensoriais dos bebês.

• Sala de Amamentação: Local preparado para as mães que preferem vir até o berçário para amamentar.

Entre em contato com a gente!

Os locais de entrada para alunos, visitantes e colaboradores são diferentes, para melhor adaptação e desenvolvimento dos bebês.